Ocorreu na manhã do dia 22/02/2022 (terça-feira), no gabinete da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), uma reunião onde estiveram presentes o gerente de sustentabilidade da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Bernardo Pires, assim como o gerente do programa Agro Plus Tocantins Douglas Carneiro, a secretária executiva da Semarh, Karynne Sotero, acompanhada de técnicos e diretores da pasta, e do presidente doInstituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda, do subsecretário da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagro), Adenaux Santana, do vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Rafael Roques Felipe, e demais técnicos das respectivas pastas.
A reunião teve como objetivo a apresentação do programa Agro Plus Tocantins, e principalmente a elaboração de um termo de parceria público-privada entre (Abiove e o Governo do Tocantins), para a execução no Estado do programa privado de assistência técnica agrícola Agro Plus.
O Agro Plus foi apresentado pelo gerente do programa no Tocantins, Douglas Carneiro que destacou a importância da iniciativa para ajudar os produtores na gestão das propriedades rurais com a melhoria dos indicadores sociais, econômicos e ambientais que formam o tripé da sustentabilidade.
“As ações sustentáveis realizadas no campo proporcionam benefícios diretos na melhoria de toda a cadeia, aportando saúde e segurança para todos os funcionários envolvidos e familiares residentes nas fazendas. Além da questão econômica e social, o Agro Plus auxilia os produtores no cumprimento do Código Florestal Brasileiro, evitando autuações e multas desnecessárias em questões socioambientais, explicou.
A Abiove em conjunto com as pastas do governo, irão a partir de agora formatar a minuta de cooperação técnica, para posterior assinatura do termo de cooperação técnica previsto para o primeiro semestre de 2022.
Fonte: https://www.to.gov.br/semarh/noticias/governo-do-tocantins-discute-parceria-com-programa-privado-de-assistencia-tecnica-agricola-para-capacitar-o-produtor-rural/439v2rnrys5h