Apresentar os resultados mais recentes do Programa Soja Plus em nível nacional e debater ações em prol da sustentabilidade da soja brasileira. Esse foi o objetivo do Workshop de Planejamento Soja Plus Brasil 2020, realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE), no dia 25/09.
Na ocasião, o Instituto BioSistêmico (IBS) apresentou os resultados de 2018 a 2019 em Goiás, o 4º maior produtor de soja no Brasil. Numa parceria com a Cargill e a ABIOVE, o IBS realiza as assistências técnicas do programa nas propriedades rurais de diversos municípios goianos, desde novembro de 2017.
“Além dos resultados mais recentes, falamos sobre a continuidade e expansão do projeto em Goiás em 2020. Até 2019, foram 34 propriedades atendidas com orientações técnicas e legais, distribuição de material e avaliação dos indicadores socioambientais. Em 2020 a meta é expandir para 50 propriedades no Leste e Sul Goiano”, relata Letícia Matias, do time de sustentabilidade da Cargill, que participou do workshop.
Os coordenadores regionais apresentaram os resultados da Bahia, Maranhão, Piauí, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Também foi tema dos debates a ampliação do programa para Tocantins, módulo ambiental – gestão de resíduos e código florestal, prevenção à Covid-19 e houve espaço para sugestões de novos cursos e ferramentas de gestão.
Sobre o Soja Plus
Um programa de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural brasileira, o Soja Plus foi instituído em 2011 por meio de uma parceria entre a ABIOVE e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), e atualmente está presente nos principais estados sojicultores do país. É um programa voluntário e adequado à realidade do produtor nacional e não incorre em ônus para ele.
O Soja Plus se tornou o maior programa de assistência técnica privado do Brasil. Em sua trajetória, ofereceu cursos para 6.500 produtores, realizou assistência técnica em 2.465 fazendas, que representam uma produção 9,6 milhões de toneladas de soja (8% da produção brasileira da oleaginosa). Em área, o Soja Plus abrange aproximadamente 3,2 milhões de hectares. Neste período, foram investidos recursos financeiros da ordem de R$ 28 milhões de reais diretamente nas fazendas.
“O programa apresenta índice de 98% de aceitação entre os produtores rurais, com inerente mérito dos trabalhos desenvolvidos pelos supervisores de campo que fazem o Soja Plus acontecer. O programa é fruto de parcerias institucionais entre produtores rurais, indústria, sociedade civil, academia e instituições financeiras, com foco no fortalecimento da imagem do agronegócio brasileiro”, destaca Pedro Garcia, do time de sustentabilidade da ABIOVE.
Além da ABIOVE e Aprosoja/MT, cada estado participante conta com um coordenador regional, que garante a sucesso na implementação do programa e estreita o contato com os produtores, os mobilizando a participar. Este trabalho é realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL), a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (FAEMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Banco do Brasil, Instituto BioSistêmico, além de parceiros importante como Banco do Brasil, SENAR (MT/MS/MG), Associação do Produtores de Sementes do MATOPIBA (APROSEM), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Cargill, dentre outros.